Por que apoiar?

O museu é um lugar de memórias, que evoca o passado para compreendermos os caminhos transcorridos, entender o presente e pensar o futuro. É um aparelho cultural versátil, onde saber, entretenimento e cidadania se encontram. Apoiar a construção do futuro Museu Marítimo do Brasil significa voltar os olhos para esse mar que atravessa a nossa história. E se o mar é nossa origem, navegar é nossa vocação. Entregar, portanto, ao Brasil o seu primeiro museu marítimo é uma garantia de discutir este legado, afinal, mais do ampliar saberes, investir em cultura é traçar novas rotas para a navegação segura das gerações futuras.

O Programa “Patronos da Cultura Naval” visa a criar uma rede de colaboradores que possibilitem, via aporte financeiro, o desenvolvimento de projetos em favor da cultura, educação e difusão da mentalidade marítima, conduzidos pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documento da Marinha (DPHDM) com o apoio do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN). Seja por meio de leis de incentivo fiscal ou de patrocínios diretos, o programa reúne parceiros que entendem o papel de protagonismo da cultura.

Acesse https://www.marinha.mil.br/dphdm/programas-de-patrocinio e saiba como ser um “Patrono da Cultura Naval”!

Mais informações:
Email: dcamn-patronos@abrigo.org.br
Tel: (21) 98045-0083

Fale Conosco

E-mail: dcamn-patrocinios@abrigo.org.br

Telefone: (21) 3819-3202

Whatsapp: (21) 99538-8834

A voz dos patrocinadores

EMGEPRON

Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior - Diretor - Presidente

“Três importantes fatores regem hoje a visão empresarial: governança, preservação ambiental e responsabilidade social. A cultura é responsável pela formação de identidade histórica, pela preservação de valores e princípios, além de orientar a evolução de uma sociedade - portanto, completamente inserida neste último. Este tipo de patrocínio é como um investimento por parte dos negócios, que têm obrigação de retornar valor agregado ao espaço com o qual interagem. A EMGEPRON é uma empresa pública estratégica de defesa, independente, vinculada ao Ministério da Defesa sob supervisão do Comando da Marinha. Um dos seus eixos estratégicos de negócios é justamente o desenvolvimento da Economia do Mar, vetor de desenvolvimento socioeconômico do nosso país. Consideramos fundamental a disseminação deste assunto e o Museu Marítimo Brasileiro terá um grande papel como integrador e divulgador. Será um registro desta saga de sobrevivência e desenvolvimento humano, inserindo-se não apenas como proeminente ativo cultural da cidade do Rio, mas também no ambiente da Iniciativa do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro."

Wilson Sons

Claudio Luiz de Viveiros - Relações Institucionais

“Em um mundo em constantes transformações, a responsabilidade histórica passa a ser um fator fundamental para não perdermos de vista de onde viemos, quem somos e para onde vamos. Apoiar a construção de um espaço onde será possível conhecer toda a história de um segmento e navegar pelo passado, presente e futuro é uma contribuição inequívoca para a memória cultural brasileira. Para uma empresa com 185 anos, que busca sempre atuar em atividades ligadas ao mundo marítimo, isso faz parte do nosso DNA. Nós também criamos um Centro de Memória para compartilharmos com a sociedade os saberes acumulados ao longo da jornada e, por isso, o apoio ao Museu Marítimo do Brasil foi uma decisão natural. O encanto desta nova instituição se dá em oferecer conhecimento palpável e possível de ser vivenciado, o que desperta ainda mais o nosso interesse em contribuir. Será um importante espaço de reflexão, sob um prisma inovador, e com certeza irá proporcionar à cidade um lindo e valioso atrativo turístico.”

Qualicorp

Cecilia Cavalheiro - Diretora de Relacionamento Entidades

“A Marinha do Brasil faz parte da história do nosso país, desde a garantia da nossa soberania nos idos de 1567, sendo até hoje de suma importância - tanto para a defesa do nosso território quanto para o resguardo da nossa rica vida marítima e naval. O Museu Marítimo do Brasil é uma representação física disto e foram justamente suas características humanitária e cultural as responsáveis pelo nosso interesse em participar ativamente do projeto. A existência de um museu marítimo, a exemplo do que já existe em diversos países, será um marco para a difusão do conhecimento não só para a população em geral, mas especialmente para a formação dos estudantes que poderão, ‘in loco’, conhecer com maior profundidade aquilo que aprendem nos livros.”

Patrocínio

Apoio

Patrocínio

Apoio

Realização

Realização

O Museu Marítimo do Brasil será o primeiro museu público do País a se debruçar sobre o complexo relacionamento entre nosso povo e nossas águas. Uma relação repleta de mitologias, mas também de história, de ciência e igualmente de arte, de batalhas, sim, porém, com amores na mesma medida.

@ MUSEU. Todos os direitos reservados